Sessão solene, prevista para o dia 21 de outubro, será alusiva aos 90 anos da entidade
O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região terá os 90 anos de história reconhecidos pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na sessão ordinária de terça-feira (16/09), os vereadores aprovaram o requerimento 91/2025, que prevê a realização de homenagem alusiva ao aniversário de nove décadas do sindicato, a ser realizada no dia 21 de outubro, às 19h, no plenário da Casa. A proposta partiu da Mesa Diretora do Legislativo, composta pelo presidente, Lucas Caregnato/PT, 1º e 2ª vice-presidentes, Wagner Petrini/PSB e Andressa Marques/PCdoB, e 1º e 2ª secretários, Alexandre Bortoluz/PP e Andressa Mallmann/PDT.
História do Sindicato
O Sindicato foi fundado em 24 de outubro de 1935. É a entidade que defende e representa a categoria profissional dos bancários. A base territorial abrange os Municípios de Caxias do Sul, Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis, no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1963, no dia 10 de junho, o Sindicato passou a ter sua sede própria, na Rua Borges de Medeiros, 676, onde localiza-se até hoje.
O golpe de Estado de 1964 interrompeu as mobilizações dos bancários, perseguindo e prendendo as lideranças mais destacadas. Em Caxias do Sul, o Presidente do Sindicato, Rômulo Segalla, foi preso com forte aparato militar. Também foram presos o Secretário do Sindicato, Clóvis Sperandio, e o assessor jurídico, Percy Vargas de Abreu e Lima. Logo após a prisão das lideranças, o Sindicato sofreu intervenção militar, no dia 17 de abril de 1964.
Em 1979, os bancários de Caxias do Sul participaram de uma greve importante, entre os dias 6 e 12 de setembro. Nesse período, a categoria bancária resgatou a tradição de luta, após 15 anos de opressão pelo regime militar.
A atual sede social do Sindicato dos Bancários foi inaugurada no dia 2 de julho de 1982. O jornal Voz do Bancário foi lançado em janeiro de 1984, constituindo-se em um importante veículo de comunicação da categoria. Em 1991, por decisão da categoria, o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região filiou-se à Central Única dos Trabalhadores (CUT), fundada em 1983.
A ação sindical em defesa dos interesses dos bancários é o principal objetivo da entidade. A luta por melhores condições de trabalho para a categoria, a defesa da independência e autonomia sindical, a solidariedade entre os povos, a ecologia, os direitos humanos, as liberdades individuais e coletivas, os direitos fundamentais do homem, das minorias e do consumidor, assim como a justiça social estão entre as prioridades do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.
Os vereadores destacam que, no ano de 1937, um fato importante marcou a história da entidade: Gysmunda Pezzi, por um curto período, assumiu a presidência, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em um Sindicato no Estado.
Com informações da Câmara Municipal de Caxias do Sul