Você lembra que em julho deste ano o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realizou a Noite de Queijos e Vinhos Solidária? Pois é! Agora você vai acompanhar sobre o destino dessa solidariedade e vai perceber a importância da ação.
No início de novembro (dia 9), Marcio Colombo, diretor de Comunicação do Sindicato e Atair Rodrigues, bancário aposentado do Banrisul, estiveram no município de Cruzeiro do Sul. Marcio foi acompanhado da namorada Luciani e Atair levou o filho Ramassi. O grupo representou o Sindicato na visita com o objetivo de entregar latas de tinta adquiridas com a receita da Noite de Queijos e Vinhos Solidária.
Tinta vai colorir o recomeço
Por que tinta? “As famílias nos pediram tinta, pois não haviam recebido esse item em nenhuma doação. Foram entregues 54 latas de 18 L de tinta ao grupo de pessoas que está construindo novas casas. Decidimos ajudar 18 famílias que entenderam que seria mais seguro viver longe das águas do rio que levou tudo o que eles tinham. Assim, se organizaram e adquiriram de forma coletiva um lote de terras no interior do município”, explica Marci Colombo.
A representação do Sindicato visitou as obras, conversou com os proprietários e aproveitou o “salchipão” que a comunidade fez para recepcioná-los.
O tempo passa e as consequências permanecem
O final desta semana marca sete meses do início da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. Em 29 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o primeiro alerta vermelho de volume elevado de chuva. No dia 30 de abril ocorreram as primeiras mortes e no dia 1º de maio foi decretado o estado de calamidade pública no RS.
Em Cruzeiro do Sul, bairros inteiros foram arrasados, 13 pessoas morreram e cinco pessoas ainda estão desaparecidas.
No total, 478 municípios gaúchos foram atingidos, ocorreram 183 mortes e cerca de 2,4 milhões de pessoas foram afetadas pelos efeitos das chuvas. Muitas famílias ainda não conseguiram reconstruir a vida.
Solidariedade e atenção às mudanças necessárias
O Sindicato dos Bancários realizou diversas ações em solidariedade à famílias atingidas, como campanha para doações, doação de água mineral, entrega dos donativos às comunidades, doação de kits de cozinha e a Noite de Queijos e Vinhos Solidária.
O Sindicato também participou de reuniões do movimento sindical com o objetivo de contribuir para as mudanças necessárias para evitar tragédias ambientais futuras.