O adiantamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para os funcionários do Banrisul, pago na quinta (12/09), contém erros de cálculo. Segundo economista do DIEESE, que presta assessoria para a Fetrafi-RS, o índice foi calculado sobre 50,4% do salário base, quando deveria ter sido sobre 54%, conforme a cláusula 2ª da CCT, que trata das Regras do adiantamento da PLR.

O movimento sindical já enviou três ofícios solicitando dados e explicações do Banrisul. E na manhã de quinta (12/09), durante a tradicional comemoração de aniversário do Banrisul promovida pelo Sindicato na DG, dirigentes da Fetrafi-RS e do SindBancários Poa cobraram pessoalmente da direção do Banco uma explicação para o cálculo. Uma reunião entre Banrisul e representantes dos trabalhadores deve acontecer ainda hoje para tratar desse assunto.

Informações falsas

Na quarta (11/09), em informe enviado aos funcionários, o Banrisul anunciou que o pagamento da PLR não teria o reajuste negociado com a Fenaban na Convenção Coletiva de Trabalho, porque “não houve tempo hábil para que o pagamento contemplasse o reajuste salarial no cálculo”. No entanto, o acordo foi fechado no dia 4 de setembro e ACT assinado no dia 10/09. 

O Movimento Sindical avalia que a divulgação de informações que não correspondem à realidade por parte do Banrisul além de confundir os empregados e empregadas do Banco, prejudicam o andamento das futuras negociações com os trabalhadores. A COE cobrou uma solução célere por parte do Banrisul, pois considera que a promessa de pagar o reajuste na parcela adicional de março de 2025 não é suficiente.

Fonte: Bancários RS


Compartilhe este conteúdo: