Representantes de sindicatos de bancários de todo o estado se encontraram no auditório da entidade

Na quarta-feira, 29 de outubro, a reunião do Sistema Diretivo da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (FETRAFI-RS) foi realizada no auditório do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.

O Sistema Diretivo é a assembleia geral dos sindicatos filiados à Federação. Além das pautas organizativas, esta edição também celebrou os 90 anos do Sindicato.

Após a aprovação da Ata, foram abertas manifestações.

Mauro Salles, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), parabenizou o sindicato pelos 90 anos: “É um sindicato longevo, uma das maiores referências do estado”. O diretor da Contraf afirmou que o movimento sindical do país sofre ataques cotidianamente. “Temos que avançar no congresso nacional, elegendo deputados progressistas porque estamos sofrendo todos os dias com pautas-bomba contra os trabalhadores”, concluiu.

“Uma história de organização de luta da categoria que muito nos orgulha”, declarou Juberlei Bacelo, Diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, referindo-se ao aniversário do Sindicato. Conforme Bacelo, o Sindicato de Caxias e Região sabe conviver com as mais diferentes opiniões, participa das lutas sociais da cidade e é uma referência para outras entidades. Ele destacou a necessidade de resistência à ofensiva do capital: “O neoliberalismo continua avançando sobre os direitos do povo e da classe trabalhadora. Por mais que os bancários tenham resistido, também são constantemente atacados e o conjunto da classe é totalmente precarizado. Resistir agora significa compreender as tarefas para o ano que vem, na renovação da Convenção Coletiva, na manutenção das nossas conquistas e nas eleições”, explicou.

O diretor Nelso Bebber elencou as lideranças mais importantes da história de 90 anos do sindicato e relatou o que o sindicato está desenvolvendo a partir dessa maturidade. Citou a criação do Arquivo Histórico, as reformas nas sedes social e campestre, os investimentos na comunicação com a categoria e os eventos que o Sindicato tem realizado para promover a convivência entre os associados e familiares. Nelso falou da homenagem recebida da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e convidou os participantes para a homenagem da Assembleia Legislativa gaúcha, que será realizada no dia 12 de dezembro.

Diretores sindicais de outras cidades também fizeram uso da palavra, parabenizando o Sindicato pelos 90 anos e abordando os desafios do movimento sindical para o futuro. O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Luciano Fetzner Barcellos disse que não é à toa que a categoria é uma das mais bem organizadas e com uma das melhores, se não a melhor, Convenção Coletiva do país, fruto da união e das relações entre os sindicatos e federações. “Precisamos aproveitar momentos como esse para refletir e nos mobilizarmos para ano que vem conseguirmos travar a luta social de classe, para reverter as maldades da reforma trabalhista e avançar na disputa social por um país melhor”, explicou.

Homenagem ao Sindicato

Após apresentação do vídeo dos 90 anos do Sindicato, os diretores da Fetrafi-RS entregaram ao Sindicato de Caxias uma placa em homenagem aos 90 anos. Os participantes foram então convidados para conhecer a sede campestre do Sindicato e participar de uma confraternização.

Sindicato recebe placa homenagem da Fetrafi-RS

Diretoria do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região participou da reunião

Fotos: Ricardo Barp 

 


Compartilhe este conteúdo: