Apesar da proposta rebaixada de tabelas, 55% dos banrisulenses consideraram suficiente as melhorias conquistadas com pressão sindical
Nesta sexta-feira, 15 de agosto, foi divulgado o resultado da votação sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para reestruturação de funções no Banrisul, que contou com a participação de 380 banrisulenses, ou 86,76% da base do sindicato.
Com 209 votos favoráveis, a categoria decidiu aprovar a última proposta de reestruturação apresentada pelo banco. A decisão foi tomada mesmo diante da orientação contrária do movimento sindical. Após mais de meio ano de negociações, o conjunto dos sindicatos reunidos na COE conseguiu melhorar vários aspectos da proposta, mas ainda considerava ela inacabada, sobretudo por não entregar equidade salarial para os futuros comissionados da empresa.
A votação online, realizada entre as 20h do dia 14 e as 8h do dia 15, resultou na aprovação de um ACT que, embora incompleta, contempla a conquista histórica da jornada de 6 horas e traz ajustes que fortalecem o Banco e beneficiam uma parte dos trabalhadores e trabalhadoras.