O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região está lançando o programa Mais Saúde – Todo cuidado conta! que tem como objetivos promover o bem-estar físico e mental, reduzir o adoecimento e garantir direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, orientação e acolhimento. 

Conforme o diretor da secretaria de Saúde, Aposentados e Políticas sociais do sindicato, Pedro Justino Incerti, as estatísticas sobre a saúde dos bancários são alarmantes. “Os dados de afastamento de bancários e bancárias por problemas psíquicos assume, atualmente, níveis quase epidêmicos. Conforme dados do INSS, a categoria bancária é uma das que mais adoecem no país. Um agravante é o fechamento de agências e as demissões decorrentes, o que gera muita pressão para os bancários que permanecem no emprego. É urgente combater esse problema!”, conclui.

Eduardo Zuchinali, diretor integrante da mesma secretaria sindical, destaca que além de realizar ações com a categoria, o sindicato segue cobrando a responsabilidade dos bancos em relação à saúde da categoria: “Não podemos aceitar as metas abusivas impostas aos bancários. Precisamos resistir ao estresse e ao assédio moral, além de garantir condições de trabalho adequadas e acesso a planos de saúde de qualidade”, afirma.

APOIO PSICOLÓGICO 

O programa Mais Saúde – Todo cuidado conta! tem a atuação da psicóloga Ananaíra Monteiro (CRP 07/25859), que é especialista em Saúde Mental Coletiva, Mestre em Educação e docente do curso de Psicologia da UCS.

A psicóloga está disponível para atendimentos nas quartas-feiras, das 13h30 às 15h30 e nas quintas-feiras, das 13h às 15h30. 

GRUPO TERAPÊUTICO

O sindicato pretende constituir um grupo terapêutico para bancários e bancárias associados(as) que precisam apoio em saúde mental, estejam afastados, trabalhando ou que foram desligados recentemente do banco.

 “A proposta é que as pessoas não sofram sozinhas, mas possam compartilhar experiências e discutir as questões relacionadas ao trabalho e que afetam a saúde. Será um espaço seguro e acolhedor para trocas entre bancários e os serviços do sindicato”, explica a psicóloga Ananaíra. 

AÇÕES QUE INTEGRAM O PROGRAMA

O programa Mais Saúde – Todo cuidado conta! abrange e potencializa as ações já realizadas pelo sindicato na promoção da saúde e do bem-estar, como as aulas de Pilates, aulas de yoga hormonal e jogos de voleibol. O sindicato também conta com assistência odontológico e convênios na área de saúde e realiza eventos para confraternização e convivência. 

Por meio do programa, serão impulsionadas outras ações, como atendimento psicológico, campanhas de prevenção, apoio em caso de adoecimento e divulgação sobre os direitos em relação à saúde e condições de trabalho.  

O sindicato vai ampliar o apoio e orientação aos trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por motivo de saúde, seja por doenças relacionadas ao trabalho ou não.

O programa ainda funcionará como um “observatório” da saúde dos bancários, ou seja, todos os dados podem contribuir com a elaboração de cláusulas das reivindicações para negociação com os bancos e a Fenaban. 

O diretor Eduardo lembra que os bancários e bancárias têm a possibilidade de denunciar as iniciativas dos bancos que prejudicam a saúde: “O Canal de Denúncias da Fetrafi pode ser acessado pelo site, aplicativo ou redes sociais e permite a denúncia anônima”, completa.

90 ANOS DE ZELO PELA SAÚDE DOS BANCÁRIOS

Em 2025, o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região completa 90 anos e neste tempo sempre agiu em defesa da saúde dos bancários. Esse trabalho tem se intensificado recentemente. Veja alguns destaques dessa atuação:

1946: Greve de 69 dias resulta na conquista de direitos como o auxílio-doença e o auxílio-funeral. 

1997: Conquista da complementação salarial por doença ou acidente de trabalho e foi criada a comissão permanente de saúde. 

1998: Conquista do Programa de Tratamento e Readaptação de Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT).

2006: Implementação do Grupo de Trabalho para discutir Assédio Moral com a Fenaban.

2007: O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região criou o grupo USBA.

2009: Conquista da licença-maternidade de 180 dias e inclusão dos parceiros de mesmo sexo no Plano de Saúde.

2011: Fim da divulgação do ranking individual de produtividade.

2013: Proibição da cobrança de metas via mensagem de celular e mesa de apuração em caso de adoecimento de bancários.

2014: Compromisso dos bancos de criar ambiente que combata metas abusivas e assédio moral.

2017: Criado Grupo de Trabalho para analisar causas de afastamento/adoecimento no setor bancário.

2020: Criação de protocolo especial relacionado à Covid 19 com home office garantido para grupos de risco, além de outras medidas de segurança. 

No mesmo ano, conquista de cláusula de prevenção da violência doméstica contra as bancárias.

2022: Cláusulas que garantem a saúde no trabalho remoto, como direito à desconexão e prevenção a abusos e assédios

2023: Campanha nacional Menos Metas, Mais Saúde que evidenciou o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro. 

2024: A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) apresenta a pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”, realizada em conjunto com pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), que revelou dados alarmantes. 

Neste mesmo ano a Campanha Salarial obteve diversas conquistas que ampliam a promoção da saúde, em relação a combate a assédio e violência, PCDs e LGBTQIA+.

Também foi criado o Canal de Denúncias da Fetrafi/RS que abrange todos os sindicatos da categoria bancária no Rio Grande do Sul. 


Compartilhe este conteúdo: