O sábado de 12 de julho teve uma noite bela e agradável, uma trégua de frio intenso das últimas semanas. Isso contribuiu para o sucesso da Noite de Queijos e Vinhos que, nesta edição, foi comemorativa aos 90 anos do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.
Daniela Amoretti Finkler, coordenadora da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do sindicato abriu o evento, saudando as participações e destacando o caráter comemorativo desta nona edição.
“Tempo para nós” e lutas do ano
A convidada Raquel Gil de Oliveira, diretora da Federação que representa os bancários, a Fetrafi/RS, disse que o evento tem muito a ver com as lutas dos sindicatos: “É isso que queremos, esse tempo para nós, esse tempo para distração, para festejarmos.” Raquel lembrou ainda a grande reivindicação atual: “Esse ano temos uma luta muito importante que é a não taxação de imposto de renda sobre quem ganha até R$ 5 mil e a redução de imposto de renda para quem ganha até R$ 7 mil.”
Já o diretor Nelso Bebber, da Secretaria de Organização e Política Sindical, afirmou a importância do aniversário do sindicato: “Completar 90 anos não é pouca coisa. Uma entidade chega aos 90 anos porque tem uma história. E é uma história importante e, principalmente, de conquistas.” Nelso lembrou que os bancários são a única categoria que se organiza em nível nacional e que o sindicato de Caxias e região é muito engajado nessa estrutura de mobilização. Falou ainda sobre a jornada de seis horas diárias por cinco dias na semana e as tentativas dos bancos de precarizar esse direito.
O diretor explicou que neste ano não haverá campanha salarial, mas que um grande ganho para os bancários seria a isenção e redução do imposto de renda conforme projeto do governo Lula. Por isso, o sindicato está convocando a participação no plebiscito popular para apoiar o projeto: “Democracia se faz com participação popular constante”, concluiu.
Delícias e música boa
Após a degustação da maravilhosa mesa de queijos, frios e especiarias e dos vinhos e espumantes selecionados e dispostos em duas ilhas com informações sobre cada rótulo, foi servido ainda um prato quente de polenta com ragu de cogumelos.
E então iniciou a parte musical da noite, com apresentação de Mateus Boff. Ele trouxe sucessos que animaram o grupo e motivaram alguns casais a ocuparem os espaços com passos de dança.
Veja as fotos de Ricardo Barp: