O principal tema foi o cumprimento da cláusula 21 do ACT, que trata da adesão aos mecanismos de solução de conflitos no ambiente de trabalho.
A Comissão de Saúde do Banrisul reuniu-se na terça-feira (13/01) para tratar pendências relacionadas ao cumprimento de cláusulas do ACT; casos de assédio no ambiente de trabalho e questões da CIPA. Discutiram também problemas de segurança, saúde e bem-estar dos funcionários, além de procedimentos para denúncias e investigações de casos de assédio.
Também falaram sobre a movimentação de funcionários, benefícios para PCDs e a possibilidade de criar um canal de ajuda para bancários em situação de necessidade.
Diante da dificuldade exposta pelo Banco em cumprir o que foi acordado em relação ao acompanhamento dos casos de assédio moral e assédio sexual, o Movimento Sindical se comprometeu a enviar uma proposta de regulamentação para que seja debatida na próxima reunião.
Em relação ao Promed para os PCDs, a direção do Banrisul ficou de regularizar o acesso até meados de fevereiro. O Banco se comprometeu também a enviar novamente a normativa sobre a necessidade de ter um caixa fixo por agência, salientando que é possível recadastramento de funcionários que já exerceram a função; reforçar com a Engenharia a necessidade de realocação dos funcionários do Devolve; e informar o Movimento Sindical sobre as eleições da CIPA, especialmente no interior.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 12 de fevereiro.
Fonte: Bancários RS