Impulsionado por iniciativas como a Campanha Janeiro Branco, o tema da saúde mental, cada vez mais, deixa de ser um tabu para se tornar sinônimo de qualidade de vida.

A realidade, porém, ainda é alarmante. Segundo levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, uma entre dez pessoas sofre com ansiedade, e um número ainda maior afirma possuir algum distúrbio psicológico.

Na categoria bancária, o estresse faz parte do dia a dia. Excesso de trabalho, contato intenso com o público, mudanças constantes e cobranças excessivas são causas da deterioração da saúde mental dos trabalhadores, em particular dos submetidos ao cumprimento de metas.

Casos de adoecimento e até mesmo de suicídio são comuns entre os bancários, o que leva a outra situação crítica: 42% da categoria faz uso de medicação psiquiátrica, segundo dados divulgados na última campanha salarial.

Hoje, o tema da saúde é central na luta dos sindicatos e assim deve ser, já que o assédio moral faz parte da estrutura organizacional de todos os bancos. Porém, a busca por qualidade de vida fora do trabalho também é um caminho válido, que podemos cultivar em nossas ações cotidianas.

O que é o Janeiro Branco?
Campanha de conscientização sobre a saúde mental, que teve início no Brasil, em 2014, e busca promover o debate sobre a importância do cuidado psicológico e emocional.

Quais os objetivos da campanha?
Diminuir o estigma em torno dos transtornos mentais e incentivar as pessoas a cuidarem de sua saúde emocional e psicológica da mesma forma que cuidam da saúde física.

Por que a campanha ocorre no mês de janeiro?
O mês foi escolhido pelo simbolismo da passagem de um ano velho para um novo ano, um momento de reflexão sobre projetos e sonhos, de recomeço e mudanças.

Qual a simbologia da cor branca?
A cor branca transmite paz e equilíbrio, e cria a oportunidade de cada um colorir a sua vida da cor que desejar.

O que você pode fazer para diminuir o estigma em torno dos transtornos psicológicos ou emocionais?
– Incentive as pessoas a cuidarem de sua saúde mental da mesma forma que cuidam da saúde física.
– Crie um ambiente mais acolhedor e empático para quem enfrenta problemas emocionais ou psicológicos.
– Fomente o diálogo sobre os conflitos, perdas, doenças e pressões que afetam o equilíbrio mental.
– Mostre que reconhecer problemas de saúde mental não é um sinal de fraqueza.
– Ajude as pessoas a identificarem sintomas e buscarem ajuda quando necessário.

Neste mês de janeiro, vamos mostra que #SaúdeMentalImporta! e dar dicas bem bacanas para você sair da rotina e, assim, melhorar a sua qualidade de vida.

#SaúdeMentalImporta!


Compartilhe este conteúdo: