Hoje, Caxias do Sul está mais triste e o movimento sindical vive o luto, com a partida de Dauro Brandão de Mello.  A diretoria do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região se solidariza com a família e amigos.

Nascido em 25 de julho de 1937, Dauro completou 87 anos de vida no último inverno.

Bancário, presidiu o sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, de 1972 até 1981, e participou de cargos em outras gestões.

Naquela época, ainda fortemente marcada pela Ditadura Militar, o sindicato permanecia sob análise da Junta Interventora que avaliava as atividades sindicais, mas gradualmente os debates passaram a abranger aspectos sociais.

Com Dauro na liderança, os bancários deflagraram greve em 1979 e diversas outras mobilizações nos anos seguintes. Assim, acompanhando os trabalhadores em todo o país, o Sindicato dos Bancários ajudou a pressionar pela abertura democrática no Brasil. Essa história está registrada no livro Sindicato dos Bancários: uma história de lutas em Caxias do Sul. Fotografias de Dauro Brandão e relatos das gestões mostram os principais desafios da entidade no período (páginas 113 a 125).

Gremista, aficionado por futebol de mesa, Dauro Brandão de Mello foi um cidadão que acompanhou as lutas do seu tempo. Participou também da primeira Comissão Temporária do PT em Caxias do Sul, da comissão pela criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Conselho de Administração da Codeca.


Compartilhe este conteúdo: