A temperatura estava gelada, cerca de 5 graus no dia 6 de julho, mas em contraste, a Noite de Queijos e Vinhos Solidária foi um evento muito quente na Sede Campestre dos Bancários.
Quente de calor humano, pois reuniu centenas de bancários, bancárias e familiares em torno das mesas redondas para confraternizar e saborear as deliciosas opções do cardápio.
Quente também porque as maravilhosas tábuas de frios caprichosamente decoradas com fatias de alimentos bonitos e nutritivos – copas, queijos, molhos, azeitonas e ovinhos de codorna, entre tantos outros, ajudaram a prover a energia necessária para a noite.
Mais quente ainda porque os 16 rótulos de vinhos e espumantes, cada um deles apresentado com a respectiva ficha técnica com procedência e características, aqueceu os corações e mentes, libertou risadas e vontade de dançar que se revelou mais para o final da noite.
E por fim, uma quentura linda, o fato da noite ser solidária e todos terem contribuído para que valores significativos alcancem as famílias que precisam, para recuperar sua dignidade de vida, roubada pelas enchentes na emergência climática que atingiu o Rio Grande do Sul.
A noite foi organizada com muito carinho. Ao chegar na festa os participantes já contavam com uvas e pãezinhos nas mesas, juntamente com uma amostra dos molhos e frios. No decorrer da noite foi servido um prato quente – nhoque caprese. E, para arrematar, docinhos de chocolate alegraram os grupos na sobremesa. A parte musical ficou por conta do músico Dan Ferreti e banda, que trouxe o melhor da MPB.
Solidariedade, consciência e união
O diretor Nelso Bebber – de Organização e Política Sindical – saudou as presenças, em especial de convidados integrantes dos sindicatos parceiros e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (FETRAFI-RS).
Nelso fez um breve relato sobre a Campanha Nacional e convocou a participação dos bancários no processo. O diretor também destacou a ação solidária: “O sindicato está inserido na sociedade e por isso nos solidarizamos com quem perdeu tudo nas enchentes. Vamos destinar toda a renda do evento para as famílias atingidas. Lembrando que estamos consumindo mais do que a capacidade de regeneração do planeta e, como diz o Papa Francisco, vivemos numa casa comum. O que atinge a um, atinge a todos e corremos até o risco de ficar sem a nossa casa”, alertou..
Sandro Gilberto Moreira Cheiran, diretor de Organização da Fetrafi/RS, falou sobre a importância da Campanha Nacional dos Bancários, que está reivindicando reajuste salarial, saúde e emprego, além da semana de quatro dias, que poderia melhorar as condições de saúde e trabalho dos bancários e assim favorecer também os bancos, com uma categoria mais disposta e saudável.
O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realizou a Noite de Queijos e Vinhos pela oitava vez. A coordenadora Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do sindicato, Daniela Amoretti Finkler, destaca que apesar dos ingressos um pouco mais caros devido à doação que será realizada, foi surpreendida com uma aceitação fantástica, pois em pouco tempo todos os lugares foram reservados. “Estava prevista a venda de ingressos para não sócios, mas todos foram adquiridos por associados, já nos primeiros dias. É muito gratificante. Agradecemos os colegas que entenderam a proposta e nos ajudaram a realizar mais esta ação de solidariedade, que se soma às outras que o sindicato está desenvolvendo”, concluiu.
Veja as principais fotos do evento. O crédito é de Ricardo Barp.