A solidariedade continua salvando vidas nos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região está integrado em uma ação de solidariedade que está ajudando moradores do município gaúcho de Cruzeiro do Sul. 

Localizado às margens do Rio Taquari, Cruzeiro do Sul faz divisa com Lajeado e Estrela, tem pouco mais de 12 mil habitantes e foi duramente atingido pelas cheias. Foram três enchentes em menos de um ano, bairros inteiros arrasados, 60% do município afetado e 12 mortes na enchente de maio.

Doação de Kits de cozinha 

No sábado, 20 de junho, o diretor de comunicação do sindicato dos bancários, Marcio Colombo, acompanhou uma equipe que visitou a cidade para fazer entrega de doações.  O sindicato contribuiu com R$ 8.000,00 para a organização de Kits de cozinha contendo pratos, copos, xícaras, talheres, panos de prato e outros utensílios. Os donativos foram entregues para famílias previamente cadastradas e 70 pessoas retiraram os kits. O trabalho foi realizado no Instituto Lado a Lado Equoterapia, que disponibilizou o seu espaço para a logística de doações. 

Uma triste realidade

Marcio Colombo relata que o grupo andou pela cidade para verificar a situação. “As pessoas estavam limpando suas casas, lavando calçadas e usando pás e enxadas para remover os detritos dos quintais. Muitos estavam lavando os telhados, pois até ali água chegou.” Conforme o diretor, a realidade é muito triste: “A encosta do rio foi varrida, deixou de existir. O Taquari levou até postes de energia, que só agora estão sendo recolocados”, explica. 

Muitos moradores contaram ao Marcio que não pretendem voltar para o local original de suas casas. Estão buscando novas áreas e se organizando para construir longe da ameaça da enchente. “É um choque ver famílias que não tinham característica de vulnerabilidade social, possuíam casa boa, carro, bens e agora não têm mais nada. Estão em casas de amigos, parentes, muitas vezes os filhos separados dos pais. Esperamos que, com a solidariedade de muitos que estão ajudando, a comunidade se recupere”, conclui Marcio. 

Onde tudo começou? 

Na vida tudo são conexões. O diretor Marcio participa de um grupo de vôlei que costuma participar de ações voluntárias. A partir dali, com a coordenação de Atair Jose Rodrigues, bancário aposentado do Banrisul, foi desencadeada essa corrente de solidariedade para Cruzeiro do Sul. Começaram a partir da necessidade de fazer refeições para voluntários e depois as ações de ajuda foram crescendo e devem continuar ainda por muito tempo. Afinal, a cidade precisa muito. 

Observando a seriedade e importância do movimento, o sindicato se envolveu para potencializar a iniciativa. 

Já foram várias doações do sindicato para os atingidos pelas cheias. Os bancários e bancárias que quiserem participar ainda podem fazer doações na sede do sindicato. E a renda do evento Noite de Queijos e Vinhos Solidária, que acontece no dia 6 de julho, também será revertida para esse objetivo.  


Compartilhe este conteúdo: