Minuta será entregue à Fenaban, dando início às negociações de direitos
Por meio de votação online no dia 17 de junho (Sistema Vota Bem), os bancários e bancárias da base do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região aprovaram por ampla maioria (95,38% dos votos) a minuta de reivindicações da categoria profissional.
Na mesma votação, a categoria autorizou o sindicato a representar os bancários e bancárias em ações judiciais e a celebrar convenção coletiva com o sindicato patronal (Fenaban).
Antes da votação da minuta, o sindicato realizou uma plenária presencial com o detalhamento da minuta e resolução de dúvidas.
“Concluímos mais uma etapa importante da nossa Campanha. A partir de agora vamos dar início às negociações, a partir da entrega das reivindicações à Fenaban. Precisamos que os colegas permaneçam acompanhando esse processo, para fortalecer a campanha e conquistarmos um resultado positivo”, destaca Nelso Bebber, coordenador da secretaria de Organização e Política Sindical.
As propostas da minuta foram o resultado de uma série de discussões realizadas em conferências estaduais e regionais, em todo o país. Considera também a Consulta Nacional da categoria. Depois, o documento foi aprovado na Conferência Nacional.
A seguir, os eixos da pauta de reivindicações aprovados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas;
- Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro;
- Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário;
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
- Ampliação da sindicalização;
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores.
Leia a minuta de reivindicações completa AQUI.