O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul realizou uma doação de R$ 8 mil para a Cozinha Solidária Santa Maria Goretti, da Paróquia de Santa Cruz, em Viamão/RS.

Desde o início de maio, essa entidade que reúne as comunidades da Paróquia Santa Cruz de Viamão e a Federação Quilombola do RS está fazendo 300 “marmitas” ou “quentinhas” por dia para os atingidos pelas enchentes.

Conforme um dos coordenadores, Egídio Fiorotti, tudo começou com a doação de uma tonelada de arroz orgânico do MST e 300Kg de feijão. “Depois, o projeto passou a receber pequenas doações de pessoas físicas e jurídicas. Estamos utilizando equipamentos de quatro comunidades de nossa paróquia: fogões industriais, botijões de gás, panelões, geladeiras e freezers”, explica Fiorotti.

Outra maneira de viabilizar o funcionamento da Cozinha Solidária foi cadastrá-la na Ação da Cidadania e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para receber mantimentos, destaca o coordenador. Além disso, o grupo obtém alguns produtos, como carne, nos mercados locais. É muita solidariedade envolvida, já que as marmitas estão sendo adquiridas por valores abaixo de mercado e a gasolina vem sendo assumida pelos próprios voluntários, que já somam mais de 50 pessoas.

As famílias que estão recebendo esta ajuda foram cadastradas e estão sendo acompanhadas também na volta para casa, limpeza e viabilização de condições para voltar a viver em suas habitações. Muitas “marmitas” vão para famílias de Viamão que estão acolhendo pessoas desalojadas de Canoas, Eldorado do Sul, Alvorada e Ilhas do Guaíba, conforme relatos da equipe.

Como ajudar? Apoie as Cozinhas Solidárias!

Fotos enviadas por Egídio Fiorotti


Compartilhe este conteúdo: