Todas as quintas-feiras, a partir de 17h15min, um grupo de associadas se dirige ao Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região para participar de aulas de yoga. O projeto iniciou em abril e conta com a experiência da professora Lis Caberlon – especialista em Yogaterapia Hormonal.

A coordenadora da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Daniela Amoretti Finkler, que também participa das aulas, destaca que após dois meses de prática as participantes relatam que já sentem benefícios. Foi o que disseram em entrevista individual realizada pela professora Lis, como observações de redução de peso, melhora do sono e do bem-estar.

As aulas são realizadas no 2º andar da sede social. “O objetivo do sindicato é promover a vida e o bem-estar físico e mental das participantes, uma atividade voltada para mulheres, combatendo o estresse e o adoecimento”, diz Daniela. “Mas há um ganho que vai além, é a integração e a convivência que o grupo está desenvolvendo”. Na aula de 23 de maio, por exemplo, laços foram fortalecidos com posturas realizadas em duplas e em grupo. 

Se você quer fazer Yoga Hormonal mas não tem condições de participar no local e horário determinados pelo sindicato, pode aproveitar o Convênio com a professora Lis Caberlon, que concede 20% para aulas presenciais ou online. Veja todos os convênios do sindicato AQUI

Benefícios do Yoga

A prática do yoga é reconhecida nas políticas públicas de saúde do Brasil desde 2019, através da Lei Federal 2821 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Pesquisas científicas comprovam os benefícios do yoga no alívio de dores, na redução de riscos de doenças cardiovasculares, no combate à ansiedade e depressão e na melhora do funcionamento do cérebro e da memória.

Sobre o Yoga Hormonal

Conforme a professora Lis Caberlon, a Yogaterapia Hormonal visa ajudar no equilíbrio da produção de hormônios. O método trabalha principalmente com a energia prânica individual, ativando-a e direcionando-a a diversos pontos do corpo, agindo diretamente sobre as glândulas hipófise, tireoide, suprarrenais e ovários. Lis destaca que os benefícios são surpreendentes, tais como ativação da produção de hormônios, melhora dos sintomas da menopausa, combate ao estresse, depressão e insônia, afasta a TPM, fortalece a musculatura e corrige a postura.

Método da Yogaterapia Hormonal – criado pela brasileira Dinah Rodrigues em 1992, é resultado de seus estudos sobre a fisiologia da menopausa e de suas práticas de Pranayamas (exercícios respiratórios), técnicas tibetanas, movimentos e meditações.

 


Compartilhe este conteúdo: