O Seminário do Fórum de Debates sobre o Papel Público do Sistema Financeiro Gaúcho, Banrisul, BRDE e Badesul – chamado de Fórum “O Banrisul que queremos” será realizado no dia 29 de abril, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
A iniciativa visa reunir dirigentes, funcionários e setores sociais que se relacionam com o Banrisul, o BRDE e o Badesul, para projetar o futuro do sistema financeiro público gaúcho. Até setembro deste ano, o Fórum vai percorrer algumas das principais cidades do Rio Grande do Sul, mostrando a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico de todas as regiões. Um grande evento, em Porto Alegre, fechará o Fórum com a presença de grandes bancos nacionais e internacionais que trarão sua experiência para inspirar o desenvolvimento de nossas instituições.
Três bancos públicos para fomentar o desenvolvimento do RS
O Rio Grande do Sul tem uma singularidade única entre os estados da federação, possui três Bancos públicos para fomentar seu crescimento: o maior Banco de varejo do sul do Brasil, o BANRISUL, um potente banco de fomento com linhas de longo prazo, o BRDE, e uma agência de desenvolvimento também capaz de operar linhas de crédito, o BADESUL.
É possível imaginar estas três instituições trabalhando juntas e em sinergia com todos os setores sociais e econômicos do estado? Pois é justamente a isto que se propõe o Fórum “O Banrisul que Queremos”, promovido pela Assembleia Legislativa do RS e pelo movimento sindical bancário do RS.
O Fórum vai contar com a participação de dirigentes dos três bancos e lideranças sindicais, além de representantes de setores econômicos e culturais da região e da Assembleia Legislativa. Serão debatidas ações que possibilitem o crescimento econômico da região nordeste por intermédio do Banrisul, do BRDE e do Badesul, como a promoção da cultura e da inclusão social, o desenvolvimento da agricultura familiar, da indústria e da tecnologia, além de outros temas que sejam levados pelos participantes. O evento é aberto à participação da comunidade.
Olhar social e estrutura eficiente
O diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Nelso Bebber, explica que o Banrisul deve aliar as características de um banco com olhar social e estrutura eficiente. “O Rio Grande do Sul tem o privilégio de contar com um banco público de caráter local e é preciso que isso financie o desenvolvimento regional”, destaca. “Lutamos muito contra a ideia de privatização do Banrisul, pois entendemos que o Banrisul público pode ajudar a reduzir as desigualdades, por meio da distribuição de recursos e créditos”, conclui.
Mobilizar a sociedade gaúcha para defender e dinamizar nosso sistema financeiro público no desenvolvimento do Rio Grande: Esta é a missão do Fórum.
“Fórum o Banrisul que queremos”
Data: Segunda-feira, 29 de abril
Horário: 18h30min
Local: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323)
Próximos Seminários
Passo Fundo: 17 de maio
Bagé: 27 de maio
Santa Rosa: 14 de junho
Santa Maria: 24 de junho
Ato final Porto Alegre: 9 de setembro
Mais informações:
– Diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira: (53) 98401.8674
– Diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Nelso Bebber: (54) 98403-9951