Reunidos em assembleia geral no fim da tarde desta segunda-feira, dia 25, bancários associados aprovaram a abertura do processo de alteração estatutária proposto pela diretoria sindical. 

A reunião foi coordenada por Nelso Bebber, coordenador da secretaria de Organização de Política Sindical e Vilmar José Castagna, coordenador da secretaria de Jurídico e Relações de Trabalho. Após a leitura de todas as cláusulas que serão alteradas, foi realizada a votação, quando foram aprovadas as alterações que serão submetidas ao plebiscito.

Tudo ocorreu respeitando o estabelecido no estatuto vigente, que foi aprovado em 2017. Conforme o artigo 146, as alterações estatutárias devem ser precedidas de assembleia geral convocada para este fim. Após a assembleia, as alterações devem ser referendadas por plebiscito dos associados da ativa, quites com a mensalidade, mais os aposentados que votaram na última eleição, com quórum de 50% dos eleitores. 

A mudança nos estatutos visa adequar o documento aos avanços tecnológicos e às formas de organização atuais, além de sintonizar a duração das gestões de cada diretoria com os demais sindicatos do país.

Próxima etapa é o plebiscito

Após a aprovação na assembleia, o sindicato está preparando a realização do plebiscito, no período de 23 a 27 de outubro. A equipe do sindicato visitará cada agência para realizar a votação, que será com voto impresso. 

Os bancários e bancárias associados ao sindicato serão informados por meio de uma campanha que demonstrará a necessidade e os objetivos da mudança estatutária. 


Compartilhe este conteúdo: