O Banrisul deu retorno, via e-mail, aos questionamentos do Comando Nacional dos Banrisulenses a respeito das mudanças anunciadas há algumas semanas pelo Banco no regime de teletrabalho, mas boa parte das indagações ainda ficaram sem resposta. Para tratar desse assunto, o Comando está convocando uma plenária para esta terça-feira (27). A plenária será realizada às 20h, pelo Zoom, e é aberta a todos os empregados do Banco.

As alterações, com estabelecimento de teto de dois dias de home office, seriam implementadas no dia 1º de junho, mas foram adiadas para 1º de julho a pedido do movimento sindical.

Em ofício, o Banco afirmou que:

• a redistribuição de horários é importante por conta da integração e desenvolvimento dos novos empregados que estão chegando, para que esses futuramente também tenham acesso ao teletrabalho;
• já foi implementado teletrabalho integral em alguns casos;
• os ajustes no teletrabalho têm se dado todos os meses, sendo que o alcance do teletrabalho na TI será ajustado onde for necessário, ampliando esse modelo de trabalho onde e quando for possível;
• a empresa compreende que as mudanças podem gerar desconforto e que, por isso, todos os movimentos serão feitos com bom senso, diálogo e tranquilidade. E aqueles empregados que tenham alguma dificuldade em atender eventual mudança de modelo terão seu caso analisado com todo critério e atenção por parte dos gestores.

O Banrisul termina o ofício afirmando que o teletrabalho é uma realidade no Banrisul. “Sabemos da importância desse modelo para o banco e para as suas pessoas. Assim, temos o compromisso de mensalmente criar as condições para a manutenção e a ampliação desse modelo, sempre observando as regras acordadas no ACT de Teletrabalho, o bem-estar das pessoas e, claro, as metas e objetivos da empresa”, diz o documento.

Entretanto, o Banco não se compromete com o pedido do movimento sindical de suspensão das mudanças. “Também dá a entender que as reduções que estão fazendo têm a ver com violações de responsabilidades e obrigações”, observa a diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira.

Também não houve retornos claros sobre as outras três solicitações que o Comando dos Banrisulenses fez: estrutura de suporte o teletrabalho no RH; mapeamento de setores/funções passíveis de trabalho remoto; compromisso com não perseguições.

“O Banco até agora não terminou, tampouco começou a divulgar para os colegas, o mapeamento de funções e setores passíveis de teletrabalho, que já faz mais de um ano que foi negociado e colocado na renovação do acordo coletivo, para as pessoas poderem se enxergar no organograma e organizarem sua carreira”, ressalta o presidente Luciano.

O movimento sindical enviou hoje outro ofício ao Banrisul, reiterando o pedido de suspensão da redução de carga horária de teletrabalho; solicitando uma reunião específica, ainda no mês corrente, sobre a política que o Banco tem desenvolvido para a TI sobre teletrabalho; dados atualizados sobre o teletrabalho integral e retornos sobre os demais pontos do ofício anterior que não foram abordados na resposta.

PLENÁRIA VIRTUAL PARA TRATAR DO TELETRABALHO NO BANRISUL
HOJE, terça-feira (27)
Às 20 horas
Pelo Zoom
Para entrar na plenária virtual, é preciso ter o aplicativo Zoom no computador ou celular. O link é
https://us06web.zoom.us/j/86827028478?pwd=V01OSldMekhDNUdZT1lJQmdPWXhUUT09
ID da reunião: 868 2702 8478
Senha de acesso: 264524

Fonte: SindBancáriosPOA


Compartilhe este conteúdo: