Oito trabalhadores da Direção Geral do banco testaram positivo. Fetrafi-RS e sindicatos e cobram explicações

 

Três meses após o anúncio de retorno ao trabalho presencial de parte do efetivo do Banrisul, o banco dos gaúchos registra novos casos de Covid-19. Oito trabalhadores da Direção Geral, localizada na sede administrativa, centro-histórico de Porto Alegre, testaram positivo para o coronavírus. Dos 34 funcionários da área de Crédito Rural, 10 estão com suspeita da doença.

A diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, integrante do gabinete de crise montado pelo banco para monitorar os casos, diz que a situação comprova a precipitação do Banrisul em trazer mais de mil dos três mil funcionários que atuam na sede administrativa do banco de volta ao expediente presencial.

“Tanto a Fetrafi-RS quanto os sindicatos sempre foram contra o retorno presencial, sobretudo na sede administrativa do Banrisul, que não possui a infraestrutura e a engenharia necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores”, pontua a dirigente sindical.

“Mesmo chamando 50% do efetivo total que atua no local, não há como garantir a segurança de todos, tendo em vista que o prédio não possui ventilação adequada e que o compartilhamento de elevadores e espaços de trabalho são realizados sem o devido distanciamento e respeito aos protocolos sanitários”, avalia Denise.

A dirigente alerta que desde o começo da pandemia a Federação mantém uma negociação constante com o Banrisul para garantir o afastamento dos casos suspeitos, evitando o agravamento das contaminações.

Vidas dos trabalhadores estão em risco

Com o avanço no nova cepa do vírus, a ômicron, em países europeus e nos EUA – na Inglaterra a variante já representa mais de 40% dos novos casos – a Fetrafi e sindicatos estão apreensivos quanto à situação dos banrisulenses.

“Nossa recomendação é que todos os bancários cumpram as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizem álcool gel e máscaras durante o expediente, dando preferência aos modelos PFF2 e N95, que são mais eficazes na proteção contra o vírus. E se vacinem”, recomenda Corrêa.

Diante da gravidade do quadro, a Fetrafi-RS está negociando com o banco para que a estrutura da sede do Banrisul seja adequada visando garantir segurança  sanitária para todos que frequentam o estabelecimento. O apelo é para que a categoria não se furte em denunciar o aparecimento de casos suspeitos em agências e escritórios.

“É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras liguem, enviem mensagens, e-mails ou mesmo falem com os delegados sindicais sobre casos suspeitos. Somente munidos dessas informações é que podemos cobrar medidas sanitárias adequadas do banco”, alerta Denise.

Os sindicatos e a Federação também recomendam que os bancários concluam o ciclo de imunização com as duas doses obrigatórias da vacina e com a dose de reforço que está sendo oferecida gratuitamente pelo SUS.

“Somente desta forma podemos garantir que a doença não evolua para seu quadro mais grave. A imunização é indispensável para que possamos evitar novas mortes na categoria”, enfatiza o diretor de Comunicação do Sindicato de Porto Alegre, Gilnei Silva Nunes.

Fonte: Sindicato de Porto Alegre e Região Metropolitana


Compartilhe este conteúdo: